Portões são utilizados como forma de proteger casas, empresas e indústrias. São feitos de diferentes materiais, tamanhos e modelos, conforme a necessidade de cada cliente. Além da proteção, podem ser utilizados como decoração e designer da obra.
Nesse artigo iremos falar sobre os tipos de portões, quais a diferença e vantagens de cada um, e como escolher o melhor para o seu projeto.
TIPOS DE PORTÕES
Dentre os modelos disponíveis no mercado, os mais comuns são três: deslizantes, basculantes e pivotantes. O nome pode ser estranho,mas tenho certeza que você já viu cada um deles.
Portão deslizante
Esse modelo de portão é bem comum devido a praticidade, são aqueles portões de correr, que deslizam para o lado ao serem abertos.
O portão deslizante tem a vantagem de não precisar de viga na parte de cima, o que não limita o tamanho das passagens de veículos. É apenas necessário que haja espaço disponível para o portão correr. Em casos que não há esse espaço, outro modelo de portão pode ser utilizado, como o basculante.
Portão basculante
Esse modelo de portão é aquele que sobe, não sendo necessário espaço nas laterais. Tem a vantagem de não precisar de muito espaço, porém exige na sua estrutura a presença de viga na parte de cima, além de que ao ser aberto, o portão fica suspenso.
Isso faz com que a altura dos veículos seja limitada, não sendo muito utilizado em indústrias, que exigem uma circulação de veículos maiores como caminhões.
Portão pivotante
Esse modelo costuma ser dividido no meio, e quando aberto cada metade vai para um lado. Bem comum ser visto em novelas de épocas, se você nunca viu um pessoalmente, provavelmente já viu nas telas.
Mas, também tem a opção de conter apenas uma parte, como nos outros modelos citados. A diferença é que esse portão não desliza para o lado, mas é aberto na lateral.
Com isso, não há um limite de altura para a passagem dos veículos, por não ter uma viga em cima.
O espaço nas laterais exigido para a movimentação é diferente do portão deslizante, no modelo pivotante o espaço necessário é na frente ou atrás do portão.
QUAL MATERIAL É O MELHOR PARA O PORTÃO?
Os materiais mais comuns utilizados na fabricação de portões são o aço, o alumínio, o ferro e a madeira. Há também a opção de PVC, mas essa quase não é conhecida.
Portões de aço
O aço faz parte do trio de materiais resistentes: ferro, alumínio e aço.
É um material que gera grande proteção a residência ou empresa, isso porque é difícil de ser torcido ou danificado.
As limpezas e manutenções precisam ocorrer de uma a duas vezes ao ano, e a pintura é essencial como meio de proteção a oxidação.
Essa é uma das melhores opções de materiais.
Portões de madeira
A madeira está relacionada à arquitetura e design de casas mais rústicas. Apesar da beleza desse material, o tempo de vida útil pode ser prejudicado caso não ocorra a manutenção periódica.
A exposição constante ao sol e a chuvas danificam a madeira, por isso, é um material que exige cuidados.
Portões de ferro
O ferro é um dos materiais mais utilizados na fabricação de portões, isso ocorre devido a durabilidade desse material e o preço mais acessível.
O ferro é resistente aos impactos, sendo uma opção segura. Além disso, esse material permite uma variação de desenhos, como a criação de portões modernos, em tela, com detalhes únicos.
Para evitar a ferrugem é necessário realizar a manutenção de duas a uma vez ao ano.
Portões de alumínio
O alumínio é uma opção resistente e leve para fazer o seu portão. Esse material não força tanto o motor de portões automáticos como o ferro, e também não sofre com a exposição ao sol.
A manutenção pode ser feita apenas uma vez ao ano, e esse material não precisa de pintura como forma de proteção.
O ponto alto desse material é a leveza.
Portões de PVC
Esse material ainda é considerado novo, e devido a baixa procura quase não é visto em obras.
O PVC é resistente e reciclável, sendo o principal diferencial deste material com as outras opções.
QUAL PORTÃO DEVO ESCOLHER?
Para responder essa pergunta é preciso pensar em dois fatores: o objetivo e o espaço disponível.
O objetivo leva em conta a praticidade, segurança, funcionalidade, quais veículos irão passar pelo portão e qual é o orçamento disponível.
E o espaço disponível é o ponto determinante, ou seja, se o modelo escolhido pode ser instalado no local ou não.
ONDE FAZER O MEU PORTÃO?
Nós da Diagonal Metalúrgica somos especializados na fabricação de portões sob medida em aço.
Entre em contato e saiba mais:
Telefone: (45) 3222-5558
WhatsApp: (45) 9 9816-5623
Rua Saldanha Marinho, 66 Cascavel Velho - CEP 85818-160 Cascavel - Paraná